O Centro de Formação e Lazer do Sindicato dos Químicos Unificados é um espaço para que ações e eventos sejam realizados no propósito de fortalecer a formação política e sindical dos membros da direção do Sindicato, dos trabalhadores integrantes de OLT – Organização no Local de Trabalho, cipeiros, sindicalizados, e a todos os demais companheiros da categoria que tenham interesse.O Cefol tem um amplo espaço para palestras, cursos, workshops, além dos apartamentos.

Igualdade de Oportunidades

A construção de uma sociedade socialista, justa, com iguais oportunidades para homens e mulheres, ou seja: livre de opressão e qualquer tipo de discriminação é também uma frente de luta do Unificados.

igualdade mulher

Nossa luta resultou em convenções coletivas com avanços para as mulheres, como a do setor Farmacêutico em que a licença maternidade é de 180 dias e, ainda, o convênio médico contempla as relações homo afetivas.

Além disso, o sindicato criou o Coletivo de Mulheres que se dedica, através de atividades formativas, a combater o machismo e a violência contra as mulheres. O Unificados estabelece ainda parceria com entidades que combatem o racismo e que lutam por uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Saúde e Meio Ambiente

Para o Unificados, a saúde dos (as) trabalhadores (as) e a defesa do meio ambiente têm especial importância. São eixos de luta que estão diretamente ligados ao combate à precarização das condições de trabalho, enfrentamento às exigências dos patrões por produção cada vez maior e às práticas que colocam o lucro acima da vida, como foi o Caso Shell/Basf – crime de contaminação ambiental contra o qual lutamos e vencemos em uma batalha judicial que levou cerca de 12 anos até a vitória.

O Sindicato Químicos Unificados conta com um médico especializado em doenças causadas pelas atividades profissionais e um engenheiro em segurança no trabalho. Estes profissionais estão à disposição dos (as) trabalhadores (as) para orientações e consultas tanto na Regional Campinas como na Regional Osasco.

Se você perceber que sua saúde ou a de seus companheiros de trabalho está em risco, denuncie imediatamente ao sindicato. Com informações detalhadas é possível agir rapidamente para garantir que a sua saúde seja preservada e que os locais de trabalho sejam seguros e livres de contaminação e acidentes. Denuncie!